Performance: Como o nome já diz, performance deixa a CPU na mais alta freqüência de operação. Com isso vc terá mais desempenho(lógico) no sistema e aplicativos porem terá maior aquecimento e maior gasto de energia
Powersave: Coloca a CPU no modo de economia de energia, o que resulta em menor freqüência de operação. Com isso menor desempenho, menor aquecimento e menor gasto de energia. Ideal para quando esta usando bateria no notebook ou quando o CPU esta em alta temperatura
Userspace: Este permite vc selecionar uma freqüência específica para a operação da CPU. Aqui da para min escolher 1GHz, 1,33GHz e 1,67 pois varia de processador para processador. Mas andei lendo uns textos que parece que da para vc escolher a freqüência porem não testei ainda. No final do artigo vou postar uma referencia sobre isso e tbm mais detalhada sobre os modos do cpu operar.
Ondemand: Este é o padrão do ubuntu e creio eu que a maioria das distribuições. Ele alterna de acordo com a demanda do CPU mas o que acontece mesmo é que ele alterna entre a freqüência mínima e máxima.
Conservative: É parecido com o Ondemand mas a diferença é o modo que ele alterna entre as freqüências que é de modo mais suave e lenta e passa pela uma freqüência intermediária entre o minimo e máximo que aqui é 1,33GHz e já observei que ele fica até uns tempos nesta intermediária. Na minha opinião acho este um bom modo quando esta ligado na tomada o notebook e para Desktop.
Bom agora que tu sabe como funciona mais ou menos a bagaça vamos ver como alterar usando applet do gnome:
Abra sem medo o terminal (Aplicações>Acessórios>Terminal) copie e cole:
sudo dpkg-reconfigure gnome-applets
Irá aparecer uns textos (Aqui em português falando que vc pode usar ele como root com isso alterar a freqüência do processador e que pode comprometer a segurança já que vc vai inicializar algo com root em seu usuário mas da muita bola não)
Aperte TAB ate que o fundo do OK fique em vermelho. Ira aparecer esta tela:
Ai selecione SIM para que o cpufreq-selector seja inicializado como root
Depois botão direito no painel(barra do relógio aplicações etc...)>Add ao painel.
Procure por Monitor de Graduação da CPU selecione e arraste ao painel aonde vc quer que ele fique depios disso é só clicar no monitor de graduação e selecionar o modo que vc quer que o sistema gerencia o CPU como na imagem abaixo
Só clicar na imagem para ampliar. E não reparem na bagunça da minha área de trabalho. Esperem que tenha sido útil abraços.